sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Direção Defensiva no 3º BPE



ESTÁGIO DE DIREÇÃO DEFENSIVA


As estatísticas demonstram que os acidentes em geral, apresentam 3 causas, a saber:

- o Condutor

- o Veículo e

- a Via.

Proporcionalmente, estas três causas respondem pelos acidentes de trânsito nas seguites proporções: O condutor, responde por 97% dos acidentes de trânsito; já o Veículo responde por 2% dos acidentes, finalmente temos a Via que responde por 1% deste total.



Preocupados com o crescente numero de acidentes de trânsito envolvendo viaturas militares e que acarretam principalmente danos pessoais, com afastamento do serviço e não poucas vezes com sequelas irreversíveis para nossos motoristas, o Comando do 3º Batalhão de Polícia do Exército, em consonância com orientação do Comando Militar do Sul, realizou nos dias 19 e 20 de Fevereiro, um Estágio de Direção Defensiva com seus motoristas, cuja responsabilidade da execução ficou a cargo de uma equipe de instrução da AVEAPE-RS.

Entre a Teoria, realizada na sala de cursos da PE e a Prática nas ruas de Porto Alegre, houve progressos e novos conhecimentos de ambas as partes. 


Somos gratos ao Sr TC Rodrigo FERRAZ, Cmt do 3º BPE, pela confiança depositada em nossa Associação nos garantindo um espaço em QTS, possibilitando a interação entre o EFETIVO PROFISSIONAL (EP), o EFETIVO VARIÁVEL (EV) e nossos Veteranos. Tal atitude por parte do Comando do 3º BPE confirma e coloca em evidência o lema: “UMA VEZ PE, SEMPRE PE!











Veja em nosso álbum todas as fotos deste evento, clicando AQUI.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Belisco Comemorativo no 3º BPE

UMA VEZ PE! SEMPRE PE!

No dia 16 de fevereiro de 2014, a Associação de Veteranos da Polícia do Exército, reuniu seus associados para comemorar os 64 anos de chegada da PE no CMS (então Zona Sul) 1950.

O evento teve a presença dos veteranos acompanhados de suas esposas e filhos, deixando o ambiente mais aconchegante e familiar. Comemoramos nas excelentes instalações do Quiosque do 3º BPE, os mais preparados fisicamente, "a gurizada" jogaram uma bolinha para depois comerem um maravilhoso churrasco com muita coca-cola geladinha.

Lastimamos a ausência dos veteranos que estivaram aproveitando o fim de semana na praia, serra ou outros locais, e não puderam comparecer, perderam um lindo domingo acompanhado de muitas gargalhadas, jogo de futebol de salão, um saboroso churrasco e o belo show de músicas ao vivo, do nosso veterano Mauro Cigano, que ao final foi muito aplaudido por todos que curtiram a sua música.


Esperamos que os próximos encontros sejam de pura alegria e descontração como foi este magnifico encontro de veteranos, fique de olho em nosso blog, nele informamos quado acontece o próximo evento que estaremos preparando com todo o carinho para reunirmos esta turma nota dez.














Clique e acesse o nosso ÁLBUM de fotos, e veja todas as imagens registradas neste glorioso evento



sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

ENVEPE-RS

II   E N V E P E

Este evento, como o seu antecessor de 2013, destina-se a criar laços sadios de convivência entre as diversas associações de Veteranos da Polícia do Exército, promover o inter-relacionamento e confraternização entre os veteranos PE, bem como buscar ao máximo o reconhecimento nacional.



O evento será realizado na cidade de Porto Alegre e região metropolitana, estado do Rio Grande do Sul. As atividades militares, abertura e encerramento do se restringirão ao interior do quartel do 3º BPE. As atividades externas terão diversas naturezas, a saber: passeios turísticos, visitas a instalações, museus e passeios fluviais. Daremos ênfase especial à Tradição Gaúcha, assistindo, dia 20 de setembro, o Desfile Farroupilha. A visita ao Acampamento Farroupilha é de singular importância para presenciar o quanto o gaúcho dignifica orgulhosamente seu passado e preza seu passado sua data e magna. Na Cidade de Lona haverá degustação de pratos típicos, visitação a Centros de Tradições Gaúchas (CTG) e Piquetes, apresentações de grupos folclóricos, exposição e vendas de souvenires os mais diversos e pitorescos. Em fim, os veteranos de todo o Brasil estarão onde pulsa mais forte o coração deste povo guerreiro.


 Objetivos Específicos



- Facilitar o relacionamento entre as diversas associações de Veteranos, criando oportunidades para novos contatos entre homens e grupos;



- Reaproximar e afeiçoar os participantes ao ampliação do conhecimento militar, mediante palestras sobre a Polícia do Exército no âmbito do Comando Militar do Sul;

- Possibilitar o conhecimento do histórico do 3º BPE, sua organização, equipamento, armamento, pessoal e material;

- Possibilitar o conhecimento da história do Rio Grande do Sul, suas tradições, sua cultura, seus usos e costumes, sua culinária e sua arte;

- Promover o culto das tradições Gaúchas, através do comparecimento ao Desfile Farroupilha e nos eventos comemorativos realizados no Parque Harmonia;

- Promover visitação ao parque industrial da indústria de armamentos do Rio Grande do Sul;

- Alicerçar os laços de união entre os diferentes grupos e consolidar a união nacional de todas as associações de Veteranos PE.
Em breve as inscrições estarão abertas aqui em nosso Blog.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Homenagem

Ao Veterano Hormes Czermanski


Nosso querido veterano Hormes Czermanski, nos deixou no dia 07 de fevereiro... O 2º sargento Czermanski prestou serviços por mais de 20 anos como um verdadeiro soldado Policial do Exército. Ficou conhecido por muitas turmas que passaram pelo 3º Batalhão de Polícia do Exército nos anos setenta até o ano de mil novecentos e noventa. O veterano Czermanski já deixa saudades, faz parte da história desta distinta unidade de PE, foi um dos fundadores da nossa associação (AVEAPE-RS). Sempre foi um profissional respeitado, alegre, que nunca media esforços para cumprir as missões à ele atribuídas, estar ao lado de seus companheiros e amigos era sempre uma alegria. Agora fica na saudade e na história.
Ao nosso veterano Czermanski prestamos a nossa continência, aos familiares o nosso apoio e condolências, a aos veteranos e amigos deixamos aqui, a pedido, as imagens registrada pelo nosso irmão de farda veterano BENDL em setembro de 2011.


sábado, 8 de fevereiro de 2014

Uma vez PE, Sempre PE! por Gilberto Pacheco

UMA VEZ PE, SEMPRE PE!


Essa frase é singular. Tem uma Comunidade Específica. Especial num amplo sentido!

Iniciou na Itália, quando da 2ª Guerra Mundial. E veio para o Brasil.

A POLÍCIA DO III EXÉRCITO sempre chamou as atenções aos que passavam pelo Prédio instalado entre a Rua Riachuelo e a Avenida João Pessoa. Na frente um Sentinela que fazia lembrar esse Cachorrão que ilustra o símbolo da AVEAPE – RS, que PROPÍCIO concebeu o dito mais ilustrativo: “ O PROTÓTIPO PE, É ALTO, FORTE E... !”, para justificar a sua operacionalidade ampla

Nossa formação é diferenciada. Prepara a Mente e o Corpo. No tempo exato, o Soldado PE é formado. E desde que recebe o seu Broche PE, se transforma! Insere naturalmente seja a Hierarquia que for. Passa a existir realmente o chamado ESPÍRITO DE CORPO de uma forma eloqüente. Que INCORPORA no Elemento PE, tornando-o um Militar Consciente. Temido. Respeitado. Cumpridor de Ordens e junto a essas Qualidades, o PE pela extensa multiplicidade de missões, vai obtendo um vasto BOM CENSO, que o rege e orienta, muito mais que os Militares existentes.
E assim, torna-se um Super Humano! Que tem que resolver o problema, seja qual o problema que for.

Em determinados momentos, agimos EM NOME DA MAIOR AUTORIDADE CONSTITUIDA. Numa escala descendente.
Burilamo-nos de per si!

Por tudo isso, vamos adquirindo uma Fôrça Superior, que nos distingue Moral e Profissionalmente.
O PE, é obrigado a ser um Modelo à ser seguido pelos demais Militares, em todas as Hierarquias.
Essa Felicidade. Essa responsabilidade. Esse retrato do que venha ser um PE, Deus me consentiu perceber, desde os estudos extraídos por um Criador do Serviço de Polícia do Exército, na Itália e que conviveu com o General Zenobio da Costa, como Cabo e posteriormente Sargento JAIAD, quanto ser aceito para servir no 3º Batalhão de Polícia do Exército, onde fiz o CE 10 e desempenhei as funções de Adjunto de Pelotão, na 3ª Companhia de Polícia.

Nesta Unidade, conhecemos os Históricos oriundos da 6ª Cia PE, que nos receberam e passaram com toda vibração, humildade e competência, o que viria a ser: UMA VEZ PE, SEMPRE PE!
Trazer alguns desses nomes, independentes de escala hierárquica ou tempo que prestou Serviço neste Sagrado Batalhão, se faz mister, para que BRILHEM em nossas memórias, tal e qual as Estrelas no Firmamento. Piero Ludovico GOBBATO, PROPICIO Gazzana da Silva, SANTOS, SAIKOSKI, OSWALDO, MARTINS, GLOSS, MOLETTA, FUCHS, CALDAS, GALVÃO, PEDROSO. NATAL, NELSON, ROSA, FELIX, JORGE, ASSIS, BERTEI, FELIPE, SILVA, BARBOSA, GAYNOR, VICENTE, WLADIMIR, NAZARENO, UBIRAJARA, SANTANA, RODA,CHIBIAQUE, RASMUSSEN, IBERE, MARCILIO e tantos outros que a memória já afetada, lembra... mas não consegue escrever num momento como este, de pura emoção.

Hoje, a AVEAPE-RS, vai nos proporcionar uma grande realização pessoal.
VOLTAR A SENTIR-SE UM IRMÃO PE, QUE JÁ ESTAVA FORA DO QUADRO EFETIVO DO BATALHÃO!
Claro, seremos uma Força Diferente, como qualifica o próprio nome.

VETERANO

Carregado de lembranças e vivências PE, que soube deixar com honra e bravura, as muitas Missões às si atribuídas, dentro e fora do nosso Querido BPE e, que ao estar retornando a esse Recinto, vai ter o seu lado sentimental afetado docemente. Nossos sucessores, em todas as instâncias, com certeza além de seguirem nossos exemplos, acrescentaram HONRA E GLÓRIA À NOSSA PÁTRIA BRASIL!
              
Gilberto Pacheco
Do Centro de Letras do Paraná         

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Organizações Militares

Organizações militares



UNIDADE
CIDADE
33º Pelotão de Polícia do Exército
Marabá
7º Batalhão de Polícia do Exército
Manaus
22º Pelotão de Polícia do Exército
São Gabriel da Cachoeira
34º Pelotão de Polícia do Exército
Tefé
17º Pelotão de Polícia do Exército
Porto Velho
32º Pelotão de Polícia do Exército
Boa Vista
1º Batalhão de Polícia do Exército
Rio de Janeiro
11º Batalhão de Polícia do Exército
Rio de Janeiro
22º Pelotão de Polícia do Exército
Niterói
36º Pelotão de Polícia do Exército Pára-quedista
Rio de Janeiro
5º Pelotão de Polícia do Exército
Rio de Janeiro
9º Pelotão de Polícia do Exército –
Rio de Janeiro
4ª Companhia de Polícia do Exército
Belo Horizonte
35º Pelotão de Polícia do Exército
Juiz de Fora
6º Batalhão de Polícia do Exército
Salvador
10º Pelotão de Polícia do Exército
Recife
4ª Batalhão de Polícia do Exército
Recife
7º Pelotão de Polícia do Exército
Natal
14º Companhia de Polícia do Exército
Campo Grande
4º Pelotão de Polícia do Exército
Dourados
13º Pelotão de Polícia do Exército
Cuiabá
Batalhão de Polícia do Exército de Brasília
Brasília
6º Pelotão de Polícia do Exército
Goiânia
11º Pelotão de Polícia do Exército
Campinas
12º Pelotão de Polícia do Exército
Caçapava
2º Batalhão de Polícia do Exército
Osasco
8º Batalhão de Polícia do Exército
São Paulo
1º Pelotão de Polícia do Exército
Santiago
2º Pelotão de Polícia do Exército
Uruguaiana
26º Pelotão de Polícia do Exército
Santa Maria
3º Batalhão de Polícia do Exército
Porto Alegre
3º Pelotão de Polícia do Exército
Bagé
8º Pelotão de Polícia do Exército
Pelotas
25º Pelotão de Polícia do Exército
Ponta Grossa
5ª Companhia de Polícia do Exército
Curitiba
14º Pelotão de Polícia do Exército
Florianópolis

Braçal PE - O simbolo




“BRAÇAL PE” - O SIMBOLO.


O Braçal PE é o símbolo maior da responsabilidade no cumprimento das missões de PE. Ostentá-lo representa, antes de tudo, o dever de cumprir e fazer cumprir, com esmero e abnegação, as normas regulamentares. Com firmeza, educação, coragem, disciplina e energia, quando se fizer necessário. Servir à Pátria, em qualquer OM do Exército, é uma honra. Servir na "PE" é um privilégio reservado aos mais fortes e capazes. Todo militar que recebe o braçal PE, símbolo de missão bem cumprida, deve manter e honrar as tradições que ele encerra, com a consciência de um soldado de elite.