segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

MONUMENTO AO BATALHÃO SUEZ

ANTIGA REIVINDICAÇÃO DOS VETERANOS DO BTL SUEZ

         Foi inaugurado no dia 08 de janeiro o Monumento ao BATALHÃO SUEZ, os Boinas Azuis, na Praça Batalhão Suez.  O evento contou com a presença do Cmt CMS, Gen MOURÃO, que o presidiu e foi homenageado com a Medalha da Ordem do Mérito do Btl Suez. Fez uso da palavra, destacando a participação dos 6.400 militares brasileiros que participaram da Missão, de 1957 a 1967.   
      Nossa associação se fez representar por vários veteranos e foi prestigiada por outro ex-PE, o Gen MOROZINI.  O general, além de comandar a 1ª Companhia de Guardas, serviu como 1º Ten no Suez e comandou o BPEB (Brasília).  
     Ainda muito vibrador, comandou nosso brado “Uma vez PE, sempre PE!”.  
Deslocou-se de Brasília, com sua esposa, exclusivamente para participar do evento.     Estiveram no Suez 1.300 gaúchos, além de militares de São Paulo, Recife e Belo Horizonte. A cada seis meses era trocado o efetivo.
  O Monumento resgata e valoriza essa fase da História do EB nas Missões de Paz da ONU, ao cumprir, em terras estranhas, importante intervenção de pacificação sob a égide da ONU. Isso acontece até hoje. Estamos no Haiti. 
    
      O Presidente da ABIBS/RS e veterano da AVEAPE-RS, Alfredo Marcelino dos SANTOS Filho, fazendo uso da palavra no evento, destacou que o trabalho da Missão era o de supervisionar o cessar-fogo entre as tropas egípcias e israelenses após a chamada Guerra de Suez.
       As ações da tropa brasileira nos 50 Km da Faixa de Gaza sob sua responsabilidade foram:
      - assegurar o cumprimento das resoluções das Nações Unidas;
      - supervisionar e garantir a retirada das tropas que operavam em solo egípcio; e
      - interpor-se entre os beligerantes, na linha de fronteira, a fim de impedir os choques armados.    
Em maio de 1967 a FENU foi extinta e junho do mesmo ano iniciou a Guerra dos Seis Dias. 
 O Cb MACEDO, de Porto Alegre, faleceu atingido por um disparo por ocasião da deflagração da Guerra dos Seis dias. Ele é homenageado no Monumento.
Crédito das fotografias - veterano PALMEIRO

Nenhum comentário: