sábado, 13 de fevereiro de 2021

VETERANOS DA POLÍCIA DO EXERCITO

Somos parte integrante desta tropa de elite


A Polícia do Exército, PE, se constitui de Unidades especializadas da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro, que desempenham a missão de polícia militar e de polícia judiciária junto às guarnições sedes de grandes comandos ou de grandes unidades da Força Terrestre.

É uma Tropa de Elite, termo normalmente utilizado para designar Organizações Militares com treinamento técnico de excelência, adestramento avançado, armamento e equipamento específico, destinada a agir de forma decisiva em ações militares de natureza operacional tanto na paz como na guerra.

Como unidades operacionais de Polícia do Exército, existem atualmente vários Batalhões, Companhias e Pelotões PE em todo o nosso país. A partir da postura ímpar e impoluta do General Euclydes Zenóbio da Costa, durante a IIª Guerra Mundial, essas Unidades passaram a formar e empregar jovens, cumprindo exemplarmente seu dever de honrar e defender a Pátria. Somos as primeiras Unidades de Elite criadas pelo Exército Brasileiro.

Na caserna, nós aprendemos a atuar como Soldados com uma esmerada e particular instrução militar, dirigidas para as tradicionais áreas de respeito à lei, ordens, cumprimento dos regulamentos militares, manutenção da disciplina, fiscalização de homens e tropas, segurança de área de instalações militares, controle da circulação e trânsito e estacionamentos, evacuação e internamento de prisioneiros de guerra, segurança de altos dignitários e autoridades, escoltas de comboios ou de autoridades, além das atividades de investigação policial e perícia criminal. Aprendemos em nosso dia a dia a fazer a guarda de presos à disposição da justiça militar, operações de controle de distúrbios, prisão de desertores e prisioneiros foragidos, controle de circulação de civis extraviados, controle de área em estado de calamidade pública, segurança em área de retaguarda e ocupação em caso de guerra. Trabalhamos na paz como faríamos em combate!

Aos que já serviram, aos que servem e aos que haverão de servir com orgulho em uma Unidade de Polícia do Exército, a certeza de que ostentar o Braçal PE significa o símbolo maior da responsabilidade de cumprir e fazer cumprir as normas e os regulamentos, com presteza, eficiência, firmeza, educação, coragem e disciplina.

O Braçal PE é o símbolo maior da responsabilidade no cumprimento das missões de PE. Ostentá-lo representa agir com firmeza, educação, coragem, disciplina e energia, quando se fizer necessário. Servir à Pátria, em qualquer OM do Exército, é uma honra. Servir na "PE" é um privilégio reservado aos mais fortes e capazes. Todo militar que recebe o Braçal PE, símbolo de missão bem cumprida, deve manter e honrar as tradições que ele encerra, com a consciência de um soldado de elite.

Nós, hoje VETERANOS PE, somos e continuaremos a ser parte integrante desta “Tropa de Elite”, cônscios que nossa presença significa disciplina, justiça e respeito. Somos as Sentinelas Guardiãs da Tradição desta Unidade Especial desde a Military Police (MP), nos campos de batalha da Itália, na II Guerra Mundial.





Nenhum comentário: